Jardins de mel no Sebrae/PR

Presidente do Sebrae, Décio Lima, se reúne com equipe em Curitiba e visita os jardins de mel do Sebrae/PR, destacando a importância da produção sustentável de mel no estado

Presidente do Sebrae visita jardins de mel no Paraná

O presidente do Sebrae, Décio Lima, chegou ao Paraná nesta quinta-feira (3) pelo projeto Sebrae Pelo Brasil. A agenda de trabalho começou com um encontro com colaboradores da instituição, empreendedores, parceiros e lideranças do Estado. Na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, conheceu os jardins de mel do local e detalhes da apicultura paranaense.

O projeto Sebrae Pelo Brasil é uma iniciativa de imersão que observa projetos e ações do sistema no país. Nesta sexta-feira, a agenda será no Centro Histórico de Curitiba, para conhecer as iniciativas que envolvem a cadeia do turismo e os pequenos negócios. Os jardins de mel estão localizados na área externa da sede do Sebrae/PR. Neles, foram instaladas caixas de madeira nas quais abelhas nativas e sem ferrão podem desenvolver suas colmeias, realizando a produção natural e sustentável do mel.

Ao conhecer o projeto, o presidente observou que o modelo de produção do alimento é uma referência para pensar em uma economia mais robusta, com qualidade nos produtos e sustentabilidade em todas as etapas do processo. Décio Lima menciona: “O Paranaense possui o perfil empreendedor de quem tem paixão pelo que constrói. Os produtores de mel fazem uma diferença extraordinária, pois se enquadram em um modelo de economia sustentável, que gera riqueza sem agredir o meio ambiente.”

Além disso, destaca a importância do Sebrae na viabilização de acesso ao crédito para os pequenos negócios, propiciando uma capilaridade econômica extraordinária, gerando empregos.

Mel paranaense: reconhecimento internacional

Segundo dados do IBGE sobre apicultura, o Paraná é o segundo maior produtor de mel do país. Em 2023, o Valor Bruto de Produção (VBP) atingiu R$161 milhões, representando cerca de 10 mil toneladas produzidas. O crescimento das exportações paranaenses foi de 113% no primeiro semestre de 2024, alcançando 23 países.

A produção de mel paranaense é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade. O estado conta com produtos que possuem registro de Indicação Geográfica, garantindo a identificação do produto com seu local de origem.

O mel paranaense está presente em mercados internacionais, como Alemanha e Estados Unidos, mostrando a demanda por um produto de qualidade e sustentável.

Tags: ,

Fonte: agenciasebrae.com.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account