Programa PartiuIF do IFSC: Oportunidades para Estudantes da Rede Pública
Saiba mais sobre o Programa PartiuIF do IFSC que oferece aulas para estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, visando a preparação para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
O IFSC aderiu ao programa PartiuIF – Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O programa, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), visa oferecer aulas e atividades direcionadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas. O objetivo é recompor as habilidades e competências necessárias para o ingresso nos processos seletivos do Ensino Médio do IFSC e a permanência nesses cursos.
O Programa PartiuIF será ofertado em Institutos Federais de todo o Brasil, com previsão de 20 turmas em 18 câmpus do IFSC, incluindo Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis-Centro, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê. As aulas estão programadas para iniciar entre final de março e início de abril de 2025.
Detalhes do Programa PartiuIF do IFSC:
O Programa terá 160 horas de aulas até novembro de 2025, quando ocorrem os processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSC. As atividades serão divididas em dois ciclos:
- Ciclo Básico de Formação: aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, totalizando 40 horas cada, além de 40 horas para atendimento personalizado aos estudantes.
- Formação Suplementar: práticas suplementares com 40 horas de aula, somadas a 40 horas para atendimento individualizado aos estudantes, oferecendo suporte adicional por meio de atendimento personalizado, oficinas, dinâmicas, visitas e outras atividades.
Cada turma contará com um coordenador pedagógico e um profissional de apoio, como psicólogo ou assistente social, além de três professores e três monitores. O Programa é direcionado para estudantes de grupos prioritários, conforme a Lei n° 12.711/2012, alterada pela Lei n° 14.945/2024, incluindo aqueles que cursaram integralmente a educação em escola pública, provenientes de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo por pessoa, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e pessoas com deficiência.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações do Conif.
Fonte: ifsc.edu.br