Descubra como o uso de aplicativos bancários em dispositivos móveis se tornou a principal forma de acesso financeiro para empreendedores, conforme pesquisa do Sebrae.
Uso de Aplicativos Bancários em Dispositivos Móveis
O empreendedor brasileiro está cada vez mais utilizando o celular para gerir sua empresa de forma eficiente. De acordo com a pesquisa do Sebrae sobre os ‘Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios’, atualmente 90% dos pequenos negócios acessam o aplicativo do banco em seus celulares pessoais. Há uma década, esse número era de apenas 15%.
Transformação Digital
O internet banking também ganhou espaço entre os empreendedores de pequenos negócios, passando de 33% em 2015 para 61% em 2025. Em contrapartida, o uso de canais presenciais, como caixas de banco e correspondentes bancários, vem diminuindo progressivamente, com apenas 21% visitando o caixa do banco e 28% os correspondentes em 2025.
Regionalidades
Na região Nordeste, 37% dos empreendedores utilizam correspondentes bancários, acima da média nacional. Já o internet banking é mais popular no Sudeste (67%) e Sul (59), mas menos utilizado no Nordeste (53%).
Perfil dos Usuários
A pesquisa indica que homens ainda recorrem mais ao atendimento físico, enquanto as mulheres estão mais adaptadas às soluções digitais. Empreendedores mais velhos tendem a depender mais de canais físicos.
Digitalização e Novas Tecnologias
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, a digitalização dos pequenos negócios facilita a adoção de novas tecnologias, sendo que a maioria já possui acesso a dispositivos digitais que permitem a busca por serviços online, incluindo bancários através de smartphones.
Tags: TransformacaoDigital, PequenosNegocios
Fonte: agenciasebrae.com.br




















