UFSC inova na indústria de petróleo com soluções premiadas

Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da UFSC

Conheça as soluções premiadas da UFSC para a indústria petrolífera, incluindo maximização do ROP e novas técnicas de medição de condutividade térmica de líquidos.

Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da UFSC

O Polo, Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da UFSC, foi destaque no Encontro Nacional de Construção de Poços de Petróleo, ao vencer um desafio proposto pelo ESSS Oil&Gas a Petrobras e conquistar o segundo lugar em competição entre pesquisadores de doutorado. O evento busca soluções para a indústria petrolífera.

Maximização do ROP: otimização de custos e eficiência

Guilherme Fidelis Peixer, Eduardo Bader Dalfovo Mohr Alves, Bernardo Peressoni Vieira, Alan Nakashima e Michele Lazzari representaram a UFSC com a proposta de maximizar o Rate of Penetration (ROP), que trata da velocidade de perfuração de poços. Peixer, engenheiro e pesquisador do laboratório, destaca a importância de maximizar o ROP para reduzir custos e tempo de perfuração, porém ressalta a necessidade de equilibrar eficiência e desgaste de equipamentos.

Técnicas inovadoras de medição de condutividade térmica de líquidos

Eduardo Bader Dalfovo Mohr Alves apresentou um novo aparato e metodologia para gerar dados experimentais sobre condutividade térmica de líquidos, essenciais para aplicações em fluidos de perfuração sob condições extremas. Com um novo modelo matemático, Alves contribui para previsões confiáveis do comportamento de fluidos em ambientes desafiadores para a indústria.

Tags: ,

Fonte: noticias.ufsc.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account