Testes de Radiação para Lançamento de Satélite pela UFSC: Parceria com a FEI e USP
Equipe do SpaceLab realiza testes de radiação em laboratório de São Paulo para lançar satélite em 2025. Parceria entre UFSC, FEI e USP.
Testes de Radiação para Lançamento de Satélite pela UFSC
A equipe do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esteve no Laboratório de Efeitos da Radiação Ionizante (LERI), no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo (SP), realizando testes de radiação entre os dias 27 e 31 de janeiro. Os experimentos visam simular o acúmulo de radiação em ambientes espaciais e avaliar a resistência de componentes eletrônicos críticos à radiação ionizante , com foco na robustez dos componentes do módulo de gerenciamento de energia dos satélites.
Objetivo dos Testes
O objetivo principal é avaliar a resistência dos componentes críticos do Energy Power System (EPS) diante da radiação, essencial para garantir o funcionamento dos satélites. Componentes selecionados passaram por testes acelerados de radiação para estimar a vida útil do satélite e garantir a confiabilidade do hardware.
Participantes e Destaques
A equipe, sob a coordenação de Eduardo Bezerra, contou com a presença de alunos de pós-graduação da UFSC, destacando-se o modelo RE²PS por sua capacidade de controle de energia e conexão a painéis solares.
Colaboração Acadêmica
Os testes envolveram docentes da FEI e da USP, reforçando a parceria acadêmica na pesquisa de efeitos da radiação em dispositivos eletrônicos, essencial para o desenvolvimento de tecnologias espaciais mais robustas.
O SpaceLab destaca a importância dos experimentos para o progresso tecnológico, acadêmico e científico, fortalecendo a colaboração entre UFSC, FEI e USP.
Fonte: noticias.ufsc.br