Saiba como a tecnologia pode auxiliar os idosos a terem mais autonomia e qualidade de vida. Conheça iniciativas e debates sobre inovação no envelhecimento
Médica geriatra destaca papel da tecnologia na autonomia dos idosos
A especialista Alessandra Tieppo enfatizou em audiência na Câmara dos Deputados que a tecnologia deve ser vista como aliada, proporcionando autonomia e independência aos idosos. Em um debate sobre inovação no envelhecimento, foram discutidas soluções tecnológicas para prevenção de doenças e segurança. Integrar essas tecnologias às políticas públicas é essencial para garantir acesso equitativo e cuidados adequados aos idosos.
Tecnologia e Bem-Estar dos Idosos
Além de dispositivos com comando de voz, como alertas de emergência e identificação de riscos, aplicativos de saúde e medicamentos inovadores também são fundamentais para o bem-estar dos idosos. A assessora técnica Adalia da Costa ressaltou a importância de considerar o contexto social e familiar no cuidado integral dos idosos, ampliando o conceito de tecnologia para além dos celulares.
Promovendo Autonomia e Qualidade de Vida
Paula de Oliveira, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, alertou para a importância de políticas públicas sensíveis às diferentes vulnerabilidades dos idosos, como raça e gênero. Initiatives como o projeto Viva Mais Cidadania Digital contribuem para a inclusão social e o combate às fraudes financeiras. Já Milton Pereira destaca o papel da tecnologia assistiva na garantia de autonomia para idosos com limitações físicas, visuais ou auditivas, reconhecendo os desafios de reabilitação enfrentados por essa parcela da população.
Tags: EnvelhecimentoAtivo, QualidadeDeVida
Fonte: camara.leg.br
























