Resultados Positivos do LACEN/SC em 2024
O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) superou as expectativas em 2024, realizando um total de 828.026 análises, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Destaque para os 205 mil exames relacionados à dengue, evidenciando a crescente demanda por diagnósticos. O diretor Marcio Pacheco de Andrade ressalta o compromisso do LACEN em aprimorar a saúde pública catarinense.
Demanda por Exames e Inovações
O LACEN/SC concentrou esforços em diagnósticos de doenças respiratórias, como Influenza e SARS-CoV-2, além do expressivo aumento nos exames de coqueluche. A descentralização dos diagnósticos reforçou a agilidade e eficiência nos testes, com investimentos em equipamentos laboratoriais para melhorar a qualidade dos resultados.
Investimentos em Infraestrutura
Em busca de maior capacidade analítica, o LACEN/SC investiu em modernização, adquirindo 24 novos equipamentos e projetando a aquisição de mais 189. Com propostas de melhorias totalizando R$ 78,3 milhões, o laboratório visa ampliar suas instalações e tecnologias.
Colaborações Estratégicas
O fortalecimento da saúde pública contou com parcerias essenciais, como o CDC (EUA) e o Hospital Moinhos de Vento, para estudos epidemiológicos. Colaborações locais foram fundamentais para a vigilância sanitária e monitoramento da qualidade da água. Destaque para a homenagem ao LACEN/SC pelos 25 anos da Central de Transplantes de SC, evidenciando o impacto positivo nas comunidades.
Saiba mais: estado.sc.gov.br