Projeto de lei torna obrigatório asilo gratuito em cidades com mais de 100 mil habitantes

Instituição de longa permanência para idosos

Projeto de lei aprovado visa instalação de instituição de longa permanência para idosos de forma gratuita em municípios com população superior a 100 mil habitantes e no Distrito Federal. Saiba mais sobre a proposta e suas próximas etapas.

Aprovado projeto que torna obrigatório asilo gratuito em cidades com mais de 100 mil habitantes

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 215/22, que obriga municípios com mais de 100 mil habitantes e o Distrito Federal a instalarem e manterem, ainda que por meio de convênio, pelo menos uma instituição de longa permanência para idosos (Ilpi) de natureza gratuita. A proposta altera o Estatuto da Pessoa Idosa.

Gestão descentralizada e participativa

O texto aprovado estabelece que a instituição deverá estar inscrita no conselho municipal ou distrital de assistência social e registrada no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social para integrar o modelo descentralizado e participativo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com gestão compartilhada, cofinanciamento e cooperação técnica entre os governos federal, estadual e municipal para sua instalação, operação e manutenção.

Recomendação da relatora

Relatora na comissão, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) recomendou a aprovação do projeto, acolhendo sugestão de emenda da Coordenação-Geral de Regulação do Acesso e Assuntos Normativos do Suas.

Próximas etapas

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account