Projeto de Lei permite deduzir despesas com aparelho auditivo no Imposto de Renda

Aparelho Auditivo

Comissão da Câmara aprova proposta que prevê a dedução de gastos com aparelhos auditivos no Imposto de Renda. Saiba mais sobre a iniciativa e seus próximos passos.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3540/24

O Projeto de Lei institui a dedução de despesas com a compra de aparelhos auditivos no Imposto de Renda. A proposta, de autoria do deputado Mauricio Neve (PP-SP), foi aprovada por recomendação do relator, deputado Dr. Francisco (PT-PI).

Dr. Francisco argumenta que a Constituição de 1988 prevê a promoção da pessoa com deficiência e sua integração à vida comunitária, tornando fundamental o uso de aparelhos auditivos para a interação social das pessoas com deficiência auditiva. Ele defende que é justo que essas pessoas possam deduzir as despesas com a aquisição, adaptação e manutenção dos aparelhos, bem como as consultas médicas necessárias.

O projeto propõe a inclusão dessas medidas à Lei 14.768/23, que estabelece a definição de deficiência auditiva e seu grau de limitação. Além disso, altera a Lei de Benefícios da Previdência Social para abranger a reabilitação profissional, incluindo a aquisição, adaptação e manutenção de aparelho auditivo, assim como os exames e consultas relacionados.

Próximos passos

O projeto seguirá para análise nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account