Projeto de Lei aprovado para facilitar identificação da data de validade de medicamentos

Embalagem de medicamentos com data de validade visível

Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprova Proposta de Lei que torna obrigatória a impressão da data de validade de medicamentos de forma visível e de fácil leitura nas embalagens.

Projeto de Lei aprovado para garantir acesso à informação

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1285/23, que tem por objetivo facilitar a identificação da data de validade dos medicamentos. A proposta estabelece que essa informação seja impressa nas embalagens de maneira visível e de fácil leitura, dispensando a necessidade de instrumentos ópticos, salvo para pessoas com deficiência visual. O relator, deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), recomendou a aprovação do projeto e da emenda redacional proposta pela Comissão de Saúde. Ossesio ressaltou a importância das datas de validade para o uso correto dos remédios e aprovou a inclusão do dispositivo na Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos, que aborda a rotulagem, bulas e outros aspectos relacionados aos medicamentos. O autor da proposta, ex-deputado Luiz Antonio Corrêa (RJ), destacou que as letras pequenas atualmente dificultam a leitura dos prazos, mesmo para pessoas com boa visão, especialmente em condições de baixa luminosidade.

Próximos passos e trâmite legislativo

O projeto seguirá em tramitação e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Vamos acompanhar os desdobramentos desse importante avanço na legislação relacionada à saúde e aos direitos do consumidor.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account