Saiba como o Projeto de Lei 1905/25 planeja ampliar a conscientização sobre os direitos na Política Nacional de Cuidados. Conheça os benefícios e objetivos da legislação.
Comissão aprova Projeto de Lei para divulgar Política Nacional de Cuidados
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou o Projeto de Lei 1905/25, que inclui entre os objetivos da Política Nacional de Cuidados a ampla divulgação dos direitos previstos aos beneficiários. O texto aprovado prevê que o governo federal planeje campanhas de conscientização e ações de divulgação ampla dos direitos ao cuidado.
A política foi criada para responder à demanda por atenção de pessoas que necessitam de cuidados e daquelas que os fornecem. A lei reconhece cuidadores formais e informais, bem como as pessoas cuidadas (crianças e adolescentes, com atenção especial à primeira infância, e pessoas idosas ou com deficiência).
Pelo texto, o governo federal deverá fazer um plano nacional de cuidados, com ações, metas, indicadores, período de vigência e outros detalhes. O deputado Carlos Sampaio (PSD-SP), autor do projeto, destaca a importância da conscientização e divulgação para a efetividade da lei.
Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.
Tags: PolíticaDeCuidados, Conscientização
Fonte: camara.leg.br