Previsão do Tempo para os Próximos 5 Dias – 19 de Janeiro
Elaborado em 19/01/2025 às 05:00 – N° 019/2025 Meteorologista: Fernando Rafael
O domingo (19) será mais um dia típico de verão com amanhecer abafado e temperaturas em ascensão. A partir da tarde, o calor e a disponibilidade de umidade somadas a instabilidades atmosféricas em altitude seguem mantendo condições para novos temporais pelo estado, com chance de raios, chuva intensa, rajadas de vento e queda pontual de granizo, trazendo risco moderado a alto para alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. As temperaturas variam entre 28°C e 34°C ao longo do Litoral, Vale do Itajaí e trechos do Oeste.
SEGUNDA-FEIRA (20)
Na segunda-feira (20), a rápida passagem de uma frente fria, em associação com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do RS, favorece temporais com chuva intensa, raios, ventos fortes e, ocasionalmente, granizo. As ocorrências mais prováveis são na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco moderado a alto para alagamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e destelhamentos. As temperaturas mais altas estão previstas ao longo do Litoral, oscilando entre 30°C e 36°C, podendo atingir valores mais elevados no Litoral Norte.
TERÇA-FEIRA (21)
Na terça-feira (21), o afastamento da frente fria e do ciclone extratropical, combinados com uma área de baixa pressão residual, indicam diminuição das instabilidades, principalmente em áreas vizinhas ao RS. Ainda assim, a presença de baixa pressão mantém condições para temporais isolados, sobretudo no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. As temperaturas variam entre 11°C e 17°C no amanhecer, e entre 25°C e 33°C durante a tarde em grande parte do estado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta-feira (22), uma nova área de baixa pressão influencia a ocorrência de chuvas e temporais isolados em todo o estado, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. Já na quinta-feira (23), novas perturbações atmosféricas reforçam a instabilidade, proporcionando condições para temporais em todas as regiões de Santa Catarina.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br