Debate na Câmara pede inclusão do Pantanal como prioridade na COP30 em Belém. Saiba mais sobre os desafios e consequências da degradação das áreas úmidas.
Preservação do Pantanal na COP30
Participantes de debate na Câmara dos Deputados sobre a conservação do Pantanal pediram a inclusão desse bioma entre as prioridades da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que será realizada em novembro em Belém, Pará.
Importância das áreas úmidas
O diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, Nauê Azevedo, denunciou o avanço das atividades degradantes no Pantanal e reivindicou a aprovação da Lei do Pantanal (Projeto de Lei 2334/24) para proteger o bioma.
O ativista alertou para os impactos climáticos das intervenções no Pantanal, como projetos de hidrovias, e a possibilidade de retorno do garimpo de ouro.
Demarcação dos territórios indígenas
A ativista e representante do povo Pataxó, Alice Pataxó, ressaltou a importância da demarcação dos territórios indígenas para a preservação ambiental.
Organizador do debate, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) propôs uma carta da Frente Parlamentar Ambientalista para a COP30 pedindo a incorporação das áreas úmidas nas discussões da conferência do clima.
Reportagem por Maria Neves. Edição por Geórgia Moraes.
Fonte: camara.leg.br