Saiba como o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina marcou presença na Conferência Mundial de Prevenção a Afogamentos (WCDP) e os temas abordados em seu discurso.
Participação do CBMSC na WCDP 2022
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) marcou presença na Conferência Mundial de Prevenção a Afogamentos (WCDP), promovida pela Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS) em parceria com a Organização Mundial de Saúde. O evento, realizado em Sharm El Sheikh, no Egito, reuniu mais de 600 participantes de 50 países, com discussões sobre políticas, resgate, natação, pesquisa e primeiros socorros.
Apresentação do Capitão Rafael Manoel José
O capitão Rafael Manoel José, comandante do quartel em Barra Velha, representou o CBMSC na conferência, apresentando dados de sua dissertação de mestrado em Oceanografia, em parceria com o professor doutor Pedro de Souza Pereira. O tema abordado foi ‘Riscos Associados a Afogamentos Fatais Não Intencionais em Ambientes Límnicos em Santa Catarina’, com destaque para a prevenção de afogamentos por meio de programas institucionais do CBMSC.
O oficial ressaltou a relevância do evento que reuniu pesquisadores renomados na área, destacando a oportunidade de avançar nas estratégias de salvamento aquático no estado de Santa Catarina.
Participação Brasileira na WCDP
Além do capitão Manoel, bombeiros militares brasileiros e representantes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) também estiveram presentes na conferência, contribuindo com debates e troca de experiências.
Tags: prevenção, salvamento
Fonte: cbm.sc.gov.br



























