Entenda como as obras irregulares em Blumenau causaram a paralisação do mercado imobiliário. Saiba mais sobre a falta de um Plano Diretor e as consequências para a cidade.
Reorganização da vida urbana em Blumenau
Como visto nas colunas anteriores, um dos principais desafios do prefeito Vilson Kleinubing em Blumenau era a reorganização do cenário urbano da cidade. A ausência de um Plano Diretor efetivo e a presença de obras em desacordo com as normas legais vigentes geravam caos no mercado imobiliário.
A ausência de um Plano Diretor
Durante o período entre as enchentes de 1983 e 1984 e o ano de 1988, as autorizações para obras em Blumenau eram concedidas à margem da lei, devido à inaplicabilidade do Plano Diretor existente. A falta de novas normas agravou a situação, levando à aprovação de construções ilegais.
Consequências para o mercado imobiliário
As práticas irregulares da Administração anterior resultaram em um grande número de edificações ilegais, gerando instabilidade no mercado imobiliário. O Ministério Público iniciou investigações e cancelou diversas autorizações concedidas.
Mudanças com Kleinubing
Em 1989, sob a gestão de Kleinubing, medidas preventivas foram adotadas, interrompendo a validade de alvarás de construção de edifícios inacabados, visando conter as obras irregulares.
Próxima coluna: Detalhes sobre as 51 obras irregulares.
Tags: Blumenau, mercadoimobiliario
Fonte: scempauta.com.br