Saiba mais sobre o intrigante fenômeno das plantas emitindo sons ao serem cortadas. Pesquisadores descobriram que as plantas emitem ruídos específicos, imperceptíveis ao ouvido humano, em resposta ao estresse.
Os segredos do ‘grito’ das plantas
Cientistas descobriram que as plantas emitem sons em uma frequência específica quando são cortadas, que são imperceptíveis ao ouvido humano.
A pesquisa revela que esses sons consistem em estalos e cliques que aumentam conforme as plantas ficam estressadas, sendo mais audíveis em situações de falta de água ou após serem cortadas. Esses sons são produzidos devido a bolhas de ar que se formam ou rompem nos tubos de xilema das plantas.
Como os cientistas captaram os sons das plantas?
Os cientistas utilizaram microfones em caixas para captar os ruídos das plantas, evidenciando que mesmo organismos como morcegos, ratos e mariposas podem interagir acusticamente com elas. Estudos anteriores indicam que as plantas também respondem a sons de animais.
O estudo sugere a existência de uma comunicação acústica entre plantas e animais, abrindo possibilidades para novas tecnologias de monitoramento agrícola baseadas em detecção de sons emitidos por plantas.
Resultados inovadores em agricultura
Um modelo de machine learning foi desenvolvido para identificar, com 70% de precisão, se uma planta está estressada por falta de água ou foi cortada, analisando os sons emitidos. O método pode auxiliar no monitoramento agrícola de diversas culturas, como tomate, tabaco, trigo, milho e videiras.
A descoberta aponta para futuras aplicações de sensoriamento acústico na agricultura, visando otimizar a produção e a saúde das plantas.
Tags: Plantas, Agricultura
Fonte: olhardigital.com.br