CASAN realiza coletas periódicas de águas e sedimentos na baía do Saco Grande e rios Vadik e Pedro Bide em Florianópolis. Acompanhe o monitoramento ambiental na região.
Monitoramento Ambiental e Coletas na Região do Saco Grande
Como parte da implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Saco Grande, a CASAN continua seu trabalho de monitoramento ambiental. Recentemente, foram coletadas amostras de águas e sedimentos na baía do Saco Grande e nos rios Vadik e Pedro Bide.
As coletas ocorrem a cada 3 meses em 10 pontos fixos, sendo 7 na Baía Norte, próximo à Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós), e 3 em áreas urbanas nos bairros Monte Verde e Saco Grande. A análise dessas amostras permite avaliar a qualidade ambiental da região e o impacto do tratamento de efluentes da ETE João Paulo, bem como comparar com situações anteriores.
Monitoramento dos Blooms de Fitoplâncton
A CASAN também monitora os blooms de fitoplâncton na baía do Saco Grande, que são florações excessivas de microalgas devido ao aumento de matéria orgânica nos cursos de água, podendo afetar a vida aquática.
Programas Ambientais e Investimentos
O monitoramento de águas e sedimentos é um dos vários programas ambientais que fazem parte da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, sendo aprovados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
A implantação do Sistema nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande é um investimento de R$ 196 milhões, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Tags: CASAN, Florianópolis
Fonte: estado.sc.gov.br