Descubra como as micro e pequenas empresas contribuem para o crescimento econômico do Brasil, gerando mais de 750 mil empregos no primeiro semestre. Saiba mais!
Micro e pequenas empresas contribuem para o crescimento econômico
As micro e pequenas empresas continuam a contribuir significativamente para o desenvolvimento da economia brasileira. De acordo com dados do Sebrae, mais de 747,6 mil pessoas foram contratadas por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) no primeiro semestre deste ano.
Novos postos de trabalho gerados
No mês de junho, foram criados aproximadamente 106,9 mil novos empregos no setor, representando 64% do total de contratações. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que “os pequenos negócios são fundamentais para a economia nacional, gerando empregos, renda e superando desafios de um mercado não favorecido para eles”.
Setores com maior crescimento
O setor de Serviços liderou a geração de novos postos de trabalho, com 44,7 mil contratações, seguido pelo Comércio (28,1 mil) e Construção (16,8 mil). Atividades como locação de mão de obra temporária, atendimento hospitalar, transporte rodoviário de carga e supermercados se destacaram nas contratações.
Resultados do semestre
No acumulado do semestre, o setor de Serviços teve um saldo positivo de 386,1 mil empregos, seguido pela Construção (138,6 mil) e Indústria de Transformação (110,7 mil). As perspectivas de empregabilidade são positivas, refletindo também na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que apontou a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos no Brasil.
Com a contribuição das micro e pequenas empresas, o país avança na geração de empregos e no fortalecimento da economia, proporcionando mais oportunidades e inclusão social.
Fonte: agenciasebrae.com.br