Medidas da Comissão contra vídeos íntimos feitos com inteligência artificial

Vídeos falsos de conteúdo sexual produzidos com uso de inteligência artificial

Comissão aprova medidas para coibir divulgação de vídeos falsos de conteúdo sexual produzidos com uso de inteligência artificial (IA). Novo texto prevê punições mais severas e ações de prevenção.

Medidas da Comissão contra vídeos íntimos feitos com inteligência artificial

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta para coibir a divulgação de falso vídeo ou imagem sexualmente explícita e não consensual feito com uso de inteligência artificial (IA). O texto proíbe o uso de IA para alterar imagem de pessoa ou som humano para criar esse tipo de vídeo falso. A notificação enviada ao provedor de internet deverá ter elementos para identificar o material online e a vítima, sob pena de nulidade. O provedor deverá adotar providências para cessar o acesso, o impulsionamento e a monetização do conteúdo e impedir que os vídeos sejam replicados e republicados. O projeto altera o marco civil da internet. Pela proposta, o Estado deverá promover medidas para prevenir a divulgação desse tipo de vídeo manipulado e manter programa de proteção às vítimas para conscientizar sobre riscos e consequências legais. O programa terá ações para:

  • Remoção rápida de conteúdo sem necessidade de ordem judicial.
  • Incremento da pena para exposição da intimidade sexual com uso de IA.
  • Criação de punição para a manipulação de imagem não autorizada.

Próximos passos

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, irá para o Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account