O legado do papa Francisco em defesa dos pobres e do meio ambiente

papa Francisco em visita ao Brasil

Deputados destacam o legado de paz e solidariedade do papa Francisco em defesa dos mais pobres, refugiados e do meio ambiente. Saiba mais sobre as homenagens e reflexões dos parlamentares sobre a morte do líder religioso.

Deputados homenageiam o papa Francisco

Vários deputados subiram à tribuna do Plenário nesta terça-feira para celebrar o legado do papa Francisco em defesa dos pobres, dos refugiados e do meio ambiente. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), destacou a postura do papa como condutor de paz e protetor dos injustiçados. Guimarães solicitou uma sessão solene em homenagem ao papa Francisco, enfatizando sua defesa da paz, do meio ambiente, dos mais pobres e da democracia. Ele ressaltou a importância do papa como defensor do Estado Democrático de Direito.

Ensinos de Francisco

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) elogiou a sensibilidade humana e cristã de Francisco e destacou duas grandes encíclicas do papa: ‘Laudato Si’ e ‘Fratelli Tutti’, que abordam o cuidado ambiental e a amizade social. Alencar ressaltou a crítica do papa à cultura do lucro, da ganância e do individualismo. O Psol apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do pontífice.

O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) destacou sua afinidade com a postura do papa, citando algumas frases marcantes dos escritos de Francisco. Já Icaro de Valmir (PL-SE) enfatizou os ensinamentos de Francisco sobre solidariedade, cuidado com os pobres e diálogo com os diferentes, ressaltando a importância da esperança e da inspiração cristã.

Atuação e legado

Helder Salomão (PT-ES) elogiou a atuação concreta e firme de Francisco em favor dos pobres, dos refugiados e do meio ambiente, além de seu papel na promoção do diálogo inter-religioso e político. O deputado Padre João (PT-MG) destacou a importância da mensagem de Francisco sobre a interconexão entre crises sociais e ambientais, chamando à responsabilidade de todos na luta por um mundo melhor.

Morte e homenagens

O papa Francisco faleceu de AVC e insuficiência cardíaca após uma longa enfermidade. Francisco, primeiro papa das Américas, marcou seu pontificado por reformas internas, ênfase na misericórdia divina e engajamento em questões globais. Sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 foi um marco, reunindo milhões de fiéis em Copacabana.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account