Audiência pública discutirá o papel das juventudes na preparação da COP 30, destacando os impactos da crise climática e a importância dos saberes tradicionais para soluções sustentáveis.
Construção de Propostas para a COP 30
Na terça-feira (7), as Comissões de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizarão uma audiência pública para debater o papel das juventudes das águas, da floresta, do campo e das cidades na construção de propostas para a COP 30. O evento, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), abordará os impactos da crise climática sobre jovens em territórios vulneráveis, tais como secas, enchentes, perda de biodiversidade e escassez de recursos naturais, fatores que agravam desigualdades socioambientais.
Desafios a Serem Discutidos
A ausência de políticas públicas eficazes, o acesso limitado à educação ambiental e os efeitos da migração forçada por desastres naturais serão temas centrais do debate. A audiência ressaltará a importância dos saberes tradicionais das juventudes desses territórios como ferramentas essenciais para soluções sustentáveis e resilientes, defendendo sua valorização nas pautas da COP 30.
A iniciativa é resultado de solicitação da deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) e do deputado Nilto Tatto (PT-SP) e acontecerá no plenário 12, a partir das 13 horas.
Fonte: camara.leg.br