Parlamentares de países emergentes defendem fortalecer a institucionalização do Fórum Interparlamentar do BRICS para contribuir com propostas sobre desenvolvimento equitativo, inovações tecnológicas e prosperidade compartilhada. Saiba mais!
Fortalecimento do Fórum Interparlamentar do BRICS
Parlamentares de países emergentes defenderam o fortalecimento da institucionalização do Fórum Interparlamentar do BRICS. O objetivo é viabilizar a contribuição dos legislativos às negociações multilaterais com propostas concretas sobre desenvolvimento equitativo, inovações tecnológicas, transição energética e prosperidade compartilhada.
O debate ocorreu nesta quinta-feira (5) durante reunião sobre cooperação interparlamentar no 11º Fórum Parlamentar do BRICS, em Brasília.
Contribuição dos Parlamentos ao Desenvolvimento Global
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, destacou a importância dos parlamentos contribuírem com o bloco ao compartilharem experiências em dialogar com diversos setores da sociedade e construir coalisões em torno de agendas de interesse público.
‘É relevante constatar a tendência de maior formalização e institucionalização do Fórum Parlamentar do BRICS. Nas duas últimas edições, foram produzidos um memorando de entendimento e um protocolo a este documento’, disse Alcolumbre.
Fortalecimento das Instituições Democráticas
O parlamentar nigeriano Julius Omozuanvbo Ihonvbere ressaltou a importância de proteger as democracias e as constituições para fortalecer o multilateralismo global.
Criação de Novos Mecanismos de Cooperação
O parlamentar Supra Mahumapelo defendeu a transformação do BRICS em uma assembleia parlamentar formalizada, com maior transparência e acesso público às atividades e documentos do Fórum Parlamentar do BRICS.
Cooperação Solidária
A parlamentar Ana María Mari Machado, vice-presidente do Parlamento de Cuba, destacou a importância da institucionalização da cooperação parlamentar para promover estabilidade e desenvolvimento internacional.
Tags: BRICS, cooperaçãoParlamentar
Fonte: camara.leg.br