Saiba mais sobre os impactos e relevância da hidrovia Paraguai-Paraná e os desafios enfrentados. Debate promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Debate sobre a hidrovia Paraguai-Paraná
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (20), audiência pública para discutir os impactos e relevância da hidrovia Paraguai-Paraná.
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) solicitou o debate em resposta à suspensão de uma licitação bilionária pelo governo argentino, levantando preocupações sobre possíveis impactos nas exportações brasileiras.
Importância da hidrovia para o Brasil
O deputado ressaltou a importância estratégica da hidrovia, essencial para a conexão das regiões Oeste e Centro-Oeste do Brasil ao Oceano Atlântico Sul.
Ele destacou que a alta projeção de custos de pedágio na hidrovia pode afetar setores fundamentais da economia nacional, como grãos, carnes, cimento, combustíveis e minério de ferro.
O contrato de concessão, com duração de até 60 anos, desperta o interesse de empresas estrangeiras, especialmente belgas, holandesas e chinesas, movimentando serviços de mais de US$ 400 milhões anuais em dragagem.
Diante desse cenário, a audiência visa debater os desafios e impactos gerados pela suspensão da licitação argentina e as consequências para as exportações brasileiras.
Tags: hidrovia, exportações
Fonte: camara.leg.br