IFSC marca presença na quarta edição da Conferência Nacional de Economia Solidária contribuindo para propostas do 2º Plano Nacional. Confira!
Instituto Federal de Santa Catarina na Conferência Nacional
O IFSC esteve presente na 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), em Luziânia (GO), de 13 a 16 de agosto. A instituição participou ativamente com servidores e estudantes, contribuindo para a aprovação de 80 propostas que integrarão o 2º Plano Nacional do setor.
A importância da presença do IFSC
O professor Janilson Loterio destacou o papel do IFSC como apoiador da economia solidária, aberto ao diálogo e comprometido com a formação cidadã.
Engajamento do Câmpus Chapecó
O Câmpus Chapecó, referência na área desde 2010, inclui a disciplina de Economia Solidária nos cursos técnicos, promovendo a formação crítica dos estudantes. Durante a conferência, duas alunas participaram como delegadas, ressaltando a importância de envolver a juventude nesse contexto.
Destaques e demandas aprovadas
A Conferência aprovou demandas para políticas públicas, acesso a crédito, inclusão digital, e fortalecimento das redes locais. Ana Lucia Falco destacou a representatividade de diversos segmentos sociais no evento.
Próximos passos e compromissos
O IFSC enfatiza a importância de avançar nas políticas de economia solidária, fortalecer redes, formação e inclusão. A regulamentação da Lei Nacional e o Plano Nacional são prioridades, assim como a atuação da Rede IF EcoSol.
Por Maykon Oliveira | Jornalista do IFSC
Tags: IFSC, EconomiaSolidária
Fonte: ifsc.edu.br