Saiba mais sobre o legado de Franklin Cascaes, artista plástico, pesquisador e folclorista, em exposição na Biblioteca Central da UFSC. Descubra a importância do resgate da cultura popular.
Raimundo Caruso fala sobre Franklin Cascaes
O jornalista e escritor Raimundo C. Caruso destaca a originalidade e humanismo de Franklin Cascaes, artista plástico e folclorista, na exposição em homenagem ao artista na Biblioteca Central da UFSC. Caruso, autor do livro Franklin Cascaes: vida e arte, ressalta a atualidade da obra do artista, que valorizava as histórias e crenças das pessoas simples de Florianópolis.
Legado e importância de Franklin Cascaes
Mais de 40 anos após a morte de Cascaes, seu trabalho continua atual e relevante, contrastando com a superficialidade imposta pelo consumismo moderno. O resgate da cultura popular pelo artista é um exemplo de humanismo e sabedoria, segundo Caruso.
‘Seu Francolino’ e suas histórias
Franklin Cascaes, conhecido como ‘seu Francolino’, era reconhecido por suas histórias e pela coleta de relatos populares em Florianópolis. Sua escuta respeitosa e pioneirismo na valorização das histórias locais o tornaram uma figura emblemática na cidade.
Exposição Franklin Cascaes: Vida e Arte em Tela
A exposição na Biblioteca Central da UFSC apresenta obras de 18 artistas que exploram a cultura local e as tradições inspiradas por Cascaes. Além disso, há um mural com fotos do artista, um retrato e dois bonecos em tamanho real, proporcionando uma imersão na vida e obra de Franklin Cascaes.
Tags: FranklinCascaes, cultura
Fonte: noticias.ufsc.br