Representantes do movimento negro defendem a criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial, visando promover igualdade de oportunidades e inclusão social para pretos e pardos.
Representantes do movimento negro defendem criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial
Nesta terça-feira (30), em audiência na Câmara dos Deputados, representantes do movimento negro apoiaram a criação do Fundo Nacional previsto na PEC 27/24. O fundo busca promover igualdade de oportunidades e inclusão social de pretos e pardos no Brasil. Ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Gomes destacou sua importância como reparador das consequências econômicas da escravidão. O debate, proposto pelos deputados Benedita da Silva e Orlando Silva, abordou a administração e financiamento do fundo, que contemplará projetos de promoção cultural, social e econômica para brasileiros negros. Samuel Vida, coordenador do Programa Direito e Relações Raciais na UFBA, enfatizou a necessidade de converter leis existentes em ações concretas. Juarez Xavier e Hélio Santos abordaram a subcidadania, segregação racial e racismo inercial, propondo soluções e contribuições estaduais e municipais para o fundo.
Tags: IgualdadeRacial, InclusãoSocial
Fonte: camara.leg.br