CPMI do INSS rejeita convocar Frei Chico, irmão de Lula, em investigação sobre fraudes no INSS. Entenda o embate político e as decisões da comissão.
Resumo da Rejeição da Convocação de Frei Chico
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura as fraudes no INSS negou os 11 requerimentos de convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão de Lula e dirigente do Sindnapi. Embate político marca sessão, com oposição querendo investigar entidades ligadas a fraudes e base aliada defendendo Frei Chico.
Decisões da CPMI
Além da rejeição da convocação, a CPMI também negou pedido de prisão preventiva do presidente do Sindnapi, Milton Cavalo Batista. Requerimentos para quebra de sigilos bancário, telefônico e fiscal do ex-ministro Carlos Lupi foram retirados da pauta. Aprovada quebra do sigilo do advogado Eli Cohen, denunciante de esquemas fraudulentos no INSS.
Posicionamentos
Deputado Luiz Lima queria investigar desvios feitos pelo Sindnapi. Senadora Eliziane Gama defendeu não convocar Frei Chico, alegando ausência de atividades. Senadora Soraya Thronicke questionou o advogado Eli Cohen. Senador Rogério Marinho criticou a quebra de sigilo.
Fonte: camara.leg.br


























