Conheça as experiências de universitários atuando como deputados no Projeto Politeia da UnB, com simulações do processo legislativo e propostas inovadoras. Saiba mais!
Experiências práticas no Projeto Politeia
A 19ª edição do Politeia, projeto da Universidade de Brasília (UnB), chega ao fim após uma semana de imersão no processo legislativo brasileiro. Enzo Luiz, estudante de Direito e presidente da simulação do Politeia 2025, destaca o aprendizado sobre a dinâmica da Câmara dos Deputados. Ele comenta: “A gente consegue ver e viver na pele como funciona a dinâmica do processo legislativo, as comissões, obstrução, passo a passo dos projetos e acordos”.
A edição de 2025 reuniu 240 estudantes de todo o país, com modalidades de participação como parlamentares, repórteres, assessores parlamentares, fotógrafos e na organização do evento. Yan Breda, líder do PL pelo Rio de Janeiro, destaca que a simulação oferece uma visão realista do processo político, sendo transformador conhecer e atuar no sistema legislativo.
Participação feminina e propostas inovadoras
Amanda Cristina, deputada pelo PDT da Bahia, apresentou um projeto para estimular a participação feminina em cargos de decisão. Ela ressalta: “É sobre uma política nacional de fomento à liderança e à participação feminina em espaços de decisão”.
O coordenador do Politeia, Jocimar Silva, destaca a importância da iniciativa para a formação profissional dos jovens, não só na carreira política. Fabiana Matamoros, coordenadora do projeto, menciona que os participantes também adquirem aprendizado profissional em áreas como gestão de mídias e organização de planilhas.
Fonte: Universidade de Brasília (UnB).
Fonte: camara.leg.br