Saiba mais sobre a nova estação meteorológica em Curitibanos e seu impacto na segurança e qualidade de vida dos catarinenses. Acesse!
Investimento em Monitoramento Climático
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) concluiu a implementação de uma nova estação meteorológica em Curitibanos, no Meio Oeste catarinense. Desde o início do ano, a SPDC tem instalado estações meteorológicas e hidrológicas em todas as regiões de Santa Catarina.
Importância das Estações
As estações hidrológicas medem níveis, vazão e volume de chuvas nos rios, enquanto as meteorológicas monitoram vento, temperatura, umidade e precipitação nas cidades. As novas estações atualizam dados via satélite em tempo real, com intervalo de 15 segundos entre cada informação.
Manutenção e Segurança
O projeto garante a manutenção das estações, com visitas periódicas para limpeza, testes e ajustes, assegurando seu funcionamento em situações críticas. Segundo Valdemar Lorega Duarte Filho, coordenador regional da Defesa Civil em Curitibanos, as novas estações proporcionam mais segurança e qualidade de vida aos catarinenses.
A ampliação da rede de monitoramento e a rapidez na transmissão de informações possibilitam uma resposta mais ágil em emergências e desastres naturais.
Expansão na Região
Além de Curitibanos, Abdon Batista e Campos Novos também receberão novas estações meteorológicas em breve.
Tags: MonitoramentoMeteorologico, DefesaCivilSC
Fonte: defesacivil.sc.gov.br























