Laudo da UFSC aponta que espuma na Lagoa da Conceição é causada por algas potencialmente nocivas geradas pela poluição. Saiba os riscos e recomendações.
Origem da Espuma na Lagoa da Conceição
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou que a presença de espumas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está relacionada principalmente à formação de algas potencialmente nocivas, originadas em ambientes poluídos. Dentre as análises realizadas, foi constatado que as algas Raphidophyceae, responsáveis pelas marés marrons, representam um risco de mortalidade para organismos aquáticos devido à liberação de toxinas.
Impactos da Poluição e Recomendações Emergenciais
Os pesquisadores apontam a urgência na remoção da espuma e na adoção de medidas emergenciais de descontaminação e remediação da poluição na Lagoa da Conceição. Além do excesso de nutrientes proveniente de esgotos, a ressuspensão de sedimentos, causada por atividades humanas como dragagens, também contribui para a proliferação das algas tóxicas. Recomenda-se a implementação de soluções para o tratamento de efluentes domésticos, a interrupção do bombeamento de efluentes em determinadas áreas e o estabelecimento de um sistema de monitoramento da qualidade da água a longo prazo.
Leia o laudo analítico completo para mais informações.
Tags: EspumasNaLagoa, PoluiçãoAmbiental
Fonte: noticias.ufsc.br