Escola de Oleiros de São José: 32 anos de história na América Latina
São José estará em festa nesta segunda-feira (25) comemorando os 32 anos da Escola Joaquim Antônio de Medeiros, a única escola de oleiros da América Latina. Fundada em 1992, mais de cinco mil alunos aprenderam o ofício e se tornaram profissionais que produzem, abrem novas olarias e resgatam a tradição de São José.
A coordenadora da Escola de Oleiros, Maria Terezinha Bez Vitório, neta do mestre que difundiu o ofício em Santa Catarina, conta que São José mantém a tradição da louça de barro desde 1750, quando foi povoada por açorianos. Por um século, muitas famílias viveram da produção de louças de barro. Com o declínio da atividade, Joaquim Antônio de Medeiros se destacou como um dos mestres que manteve a prática viva.
Atualmente, a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, no bairro Ponta de Baixo, forma novos oleiros e conta com mais de 190 alunos entre crianças, adolescentes e adultos. Segundo Tereza Bez, a sensibilidade, delicadeza e criatividade são ensinadas como qualidades fundamentais no local.
Cursos oferecidos pela Escola:
- Curso tradicional da roda de oleiros
- Modelagem figurativa
- Modelagem diversas de segunda a quinta
As aulas possuem faixas etárias variadas, indo de crianças de nove anos até adultos de 80 anos. As inscrições são abertas em fevereiro, quando é publicado o edital, com cursos semanais de manhã, à tarde e à noite.
Fonte: saojose.sc.gov.br