Descubra como a Frameport acelerou suas entregas nos Estados Unidos utilizando o porto de San Antonio, no Chile, e reduziu o prazo de 100 para 39 dias.
Deslocamento rodoviário através dos Andes e da América Central
A Frameport, empresa do setor madeireiro sediada em Caçador, aumentou a eficiência de suas exportações para os Estados Unidos ao embarcar seus produtos no porto de San Antonio, no Chile. Com essa nova rota, o prazo de entrega foi reduzido de 100 para 39 dias, mesmo com o aumento do transporte terrestre de 400 km para 2.700 km. O Grupo Allog, responsável pelo desenvolvimento da rota, garantiu que o custo do frete se manteve estável. Além do transbordo de carga no México, a carga tem como destino final o estado da Califórnia, na costa Oeste americana.
A mudança logística promete impulsionar as exportações da Frameport, com a previsão de pelo menos 60% das cargas seguindo essa rota a partir do segundo semestre deste ano. Em 2024, os portos de Santa Catarina movimentaram 2,56 milhões de contêineres TEUs, representando um crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior. A Fiesc monitora as operações portuárias, buscando constantes melhorias.
Atrasos nas importações e exportações em Itajaí
Empresas como BMW e WEG relataram atrasos tanto nas importações quanto nas exportações em Santa Catarina. A Fiesc solicitou informações ao ministro de Portos e Aeroportos sobre as operações no complexo portuário de Itajaí.
Fonte: scempauta.com.br