O empreendedorismo inclusivo em 2024
O empreendedorismo inclusivo consolidou-se como ferramenta de transformação social, impactando comunidades sub-representadas. A gerente nacional do Sebrae, Geórgia Nunes, ressalta o crescimento de 22% nos pequenos negócios de comunidades quilombolas e até 15% nos projetos de empreendedorismo sustentável liderados por empreendedores indígenas.
Diversidade impulsionando os negócios
Registrou-se um aumento de 18% nos negócios liderados por pessoas LGBTQIA+, especialmente nas áreas de tecnologia e economia criativa. O Sebrae busca incluir mais empreendedores nas políticas públicas, reconhecendo a importância da diversidade para a inovação e competitividade nos negócios.
Avanços esperados em 2025
Para o próximo ano, o Sebrae focará em ampliar a efetividade dos programas iniciados em 2024. Uma das metas é expandir em 30% a cobertura de capacitações para comunidades vulneráveis urbanas e rurais, além de intensificar parcerias para viabilizar acesso a mercados, insumos e financiamento.
- Transição digital dos pequenos negócios
- Mentorias comunitárias
- Programa Sebrae Delas e Acredita Delas
O acesso ao crédito é um dos desafios, com a necessidade de capacitação contextualizada e apoio às empreendedoras femininas e demais públicos atendidos pelo empreendedorismo inclusivo.
Saiba mais: agenciasebrae.com.br