Em comemoração ao Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, deputado destaca a importância da união da população negra e propõe incentivos ao empreendedorismo para reduzir desigualdades sociais.
União da população negra para superar desigualdades
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, o deputado Damião Feliciano (União-PB) ressaltou a importância da união da população negra para superar as desigualdades. Coordenador da bancada negra na Câmara dos Deputados, o parlamentar destacou a necessidade de unir os grupos para transformar o país e promover a igualdade racial.
Condições históricas e desigualdades atuais
Damião Feliciano lembrou que, devido às condições em que chegaram ao Brasil, as pessoas negras foram subjugadas a uma posição de subalternidade após a abolição da escravidão. O deputado ressaltou a falta de medidas de compensação para melhorar a condição social dos ex-escravizados, como a distribuição de terra.
Estratégias para igualdade
Como forma de superar as desigualdades, o deputado defende ações como educação de qualidade e acesso ao crédito. Ele destaca a importância da aprovação da PEC 27/24, que cria o Fundo de Combate ao Racismo, visando destinar recursos para empoderar a população negra e fomentar o empreendedorismo entre esse grupo.
Impacto das desigualdades raciais
Segundo dados do IBGE, a desigualdade entre negros e brancos é evidente em diversos aspectos, como no mercado de trabalho e na renda. A proposta de Feliciano visa reduzir essas disparidades e promover a inclusão econômica e social da população negra no país.
Tags: IgualdadeRacial, EmpreendedorismoNegro
Fonte: camara.leg.br