Polícia Federal revela esquema sofisticado que desviou mais de R$ 2 bilhões do FGTS com apoio de funcionários da Caixa Econômica Federal. Saiba como o golpe era aplicado e as medidas de segurança adotadas. Aprenda a identificar movimentações suspeitas e proteja-se.
Esquema fraudulento desviou mais de R$ 2 bilhões do FGTS
A Polícia Federal desvendou um sofisticado esquema de fraude bilionário que atingia beneficiários de programas sociais, seguro-desemprego e titulares do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A quadrilha, que contava com a participação de funcionários da Caixa Econômica Federal, obtinha dados pessoais das vítimas por meio de páginas ilegais na internet e alterava cadastros no aplicativo Caixa Tem. Com acesso privilegiado, os criminosos realizavam transações via PIX e saques diretos, contando até com a ajuda de servidores públicos.
Investigações e segurança
A Polícia Federal intensificou as ações de combate a esse tipo de crime, resultando na apreensão de equipamentos eletrônicos em operações realizadas em 14 cidades do Rio de Janeiro. Anderson Possa, vice-presidente da Caixa, anunciou a implementação de sistemas de biometria e inteligência artificial para o monitoramento preditivo de ações suspeitas.
Funcionários afastados e orientações às vítimas
A Caixa demitiu os funcionários envolvidos no esquema, porém tanto eles quanto os demais integrantes da quadrilha ainda estão respondendo ao processo em liberdade. Caso haja identificação de movimentações suspeitas ou se sinta vítima do golpe, entre em contato com a Caixa através do telefone 0800 726 0101.
Fonte: olhardigital.com.br