Polícia Civil de SC desarticula quadrilha especializada no golpe do falso advogado. Saiba como operavam os criminosos e os prejuízos causados.
Polícia Civil de Santa Catarina
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), desencadeou a ‘Operação Alvará Fantasma’ no dia 11/11, com apoio das Polícias Civis do Mato Grosso do Sul e do Piauí. Foram realizados 10 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão temporária em diversas cidades. A investigação, que teve início em junho, desvendou um esquema de estelionato, conhecido como ‘golpe do falso advogado’, causando prejuízos em Santa Catarina e outros estados.
A ação criminosa
A quadrilha, baseada em Nova Andradina (MS), enganava vítimas por meio de aplicativos de mensagens, se passando por advogados e utilizando documentos falsificados com selos judiciais. Os criminosos convenciam as pessoas a realizar pagamentos supostamente relacionados a custas processuais ou alvarás judiciais, resultando em danos significativos.
Resultados e desfecho
O bloqueio de R$ 300 mil em 63 contas dos investigados foi determinado pela Justiça. Os suspeitos terão que responder por fraude eletrônica e associação criminosa. A apreensão de dispositivos eletrônicos durante a operação contribuirá para a continuidade das investigações.
A Polícia Civil de SC, em parceria com outras instituições, segue atenta e atuante no combate a esse tipo de crime, garantindo a segurança e integridade da população.
Tags: Estelionato, FraudeEletrônica
Fonte: pc.sc.gov.br























