Descubra como a Epagri está inovando com araucárias enxertadas para acelerar a produção de pinhão no Planalto Norte Catarinense. Confira!
Desenvolvimento de araucárias enxertadas
Um alimento abundante na flora catarinense e apreciado por consumidores em todo o Brasil deve conquistar ainda mais valor nos próximos anos. Já faz tempo que o pinhão deixou de ser um mero produto do extrativismo para se consolidar como fonte de renda sustentável de milhares de famílias. A Epagri, além de apoiar os produtores com orientações técnicas sobre manejo e mercado, realiza estudos para tornar a atividade cada vez mais profissional e perene.
Ações inovadoras no Planalto Norte Catarinense
Em parceria com a Embrapa Florestas, a Estação Experimental da Epagri em Canoinhas desenvolve no município de Papanduva um pomar de araucárias enxertadas com vistas à produção da semente. O objetivo é desenvolver cultivares que produzem pinhão mais rapidamente.
Expectativas positivas
O experimento está em fase inicial, com a expectativa de ter a produção comercial de pinhão em sete anos, sendo um produto regional do Planalto Norte Catarinense.
Fonte: Epagri
Tags: Desenvolvimento, Pinhão
Fonte: estado.sc.gov.br