Saiba por que o financiamento é o principal desafio para a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. Veja como especialistas abordam a questão do pagamento das equipes e os desafios para garantir a implementação da Lei 13.935/19.
Financiamento e Lei 13.935/19
A presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas é um desafio devido ao financiamento, conforme especialistas debatem na Câmara dos Deputados. A diretora do MEC, Maria Selma Rocha, destaca a necessidade de recursos adequados para essas equipes, propondo soluções fora do Fundeb. Por outro lado, Luiz Miguel Garcia da Undime sugere usar parte do Fundeb para remunerar esses profissionais.
Estudo da Undime e Implementação da Lei
A pesquisa da Undime revela que 72% das escolas municipais já têm psicólogos ou assistentes sociais, demonstrando avanços na contratação conforme estabelecido pela Lei 13.935/19. O deputado Tarcísio Motta reavalia metas do novo PNE diante da diversidade das escolas e sugere que municípios e estados busquem suas próprias metas para garantir a presença desses profissionais.
Papel dos Profissionais nas Escolas
Os participantes da audiência pública ressaltam a importância de definir claramente as atribuições de psicólogos e assistentes sociais, integrando suas ações ao projeto pedagógico da escola. Barbara Bittar, do Proinape, destaca a necessidade de ampliar as estratégias educacionais para atender as demandas dos estudantes e garantir condições de aprendizagem.
Tags: EducaçãoPublica, Lei13935
Fonte: camara.leg.br