Curso de formação como aquaviário: Comissão aprova oportunidade para pescadores artesanais a partir dos 18 anos

Pescador artesanal em atividade

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprova projeto que permite a pescadores artesanais, a partir dos 18 anos, obter habilitação como aquaviário através de curso de formação específico, promovendo inclusão social e econômica.

Projeto permite pescadores se tornarem aquaviários

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que possibilita a pescadores, a partir dos 18 anos, conquistar a habilitação como aquaviário, mesmo sem escolaridade exigida, desde que realizem curso de formação específico. O relator, deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), recomendou ajustes no texto original, que inicialmente contemplava apenas pessoas acima dos 50 anos.

Inclusão social e econômica

O deputado Albuquerque (Republicanos-RR), autor da proposta, ressalta a importância da medida para promover a inclusão social e econômica dos pescadores artesanais, muitos dos quais enfrentam dificuldades em obter o registro de pescador profissional. A proposta visa atender trabalhadores em comunidades ribeirinhas, onde o analfabetismo é prevalente, especialmente entre os idosos que não tiveram acesso à educação na idade adequada.

Próximos passos

O projeto será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sendo sua aprovação necessária na Câmara e no Senado para se tornar lei.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account