Saiba mais sobre a importância de ampliar a participação feminina na política e as propostas apresentadas no debate da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Assista!
Debate sobre representatividade feminina na política
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discutiu os 30 anos da primeira lei de cotas para candidaturas femininas (Lei 9.100/95) em um evento mediado pela deputada Denise Pessôa (PT-RS). Durante a conversa, foi ressaltada a necessidade urgente de aumentar a presença das mulheres na política. A deputada Pessôa enfatizou que, mesmo após tanto tempo, a representatividade feminina no Congresso ainda é muito baixa, com menos de 20% das cadeiras ocupadas por mulheres.
Propostas para fortalecer a representatividade feminina
No debate, a historiadora Natália Pietra Mendes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendeu a aplicação de penalidades severas aos partidos que burlarem as cotas de gênero, além de uma mudança cultural que coloque as mulheres no centro das decisões políticas, e não apenas como figurantes eleitorais. A legislação atual (Lei 9.504/97) estabelece a obrigatoriedade de reservar no mínimo 30% das candidaturas para mulheres em eleições para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores.
Fonte: TV Câmara | Edição: Marcelo Oliveira
Tags: política, representatividadeFeminina
Fonte: camara.leg.br