Saiba sobre as investigações da CPMI do INSS em conjunto com a CGU sobre fraudes em benefícios previdenciários causando prejuízos milionários
CPMI do INSS investiga fraudes em aposentadorias
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS está investigando as fraudes em benefícios previdenciários, em especial os descontos automáticos indevidos, que ocasionaram um prejuízo estimado de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Depoimento da CGU
Nesta quinta-feira (4), a diretora de Auditoria de Previdência da Controladoria-Geral da União (CGU), Eliane Viegas Mota, prestará depoimento na CPMI para esclarecer as auditorias realizadas pela CGU sobre as fraudes no INSS.
Operação Sem Desconto
Em 2025, a CGU e a Polícia Federal deflagraram a Operação Sem Desconto, que desarticulou associações acusadas de falsificar autorizações de idosos para descontos automáticos indevidos nos benefícios do INSS.
Pedidos de Informações
Diversos requerimentos foram feitos, incluindo o pedido de informações ao ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, sobre entidades envolvidas na Operação Sem Desconto.
Outras fraudes em análise
A CPMI investigará outras possíveis fraudes nos benefícios do INSS, como esquemas criminosos envolvendo a previdência social.
Tags: CPMI, fraudesINSS
Fonte: camara.leg.br