CBMSC investe em moderno GPS para aprimorar operações com cães de busca e resgate
CBMSC investe em alta tecnologia com aquisição de moderno GPS para monitoramento e localização precisos durante as buscas realizadas com cães de resgate. Saiba mais!
Novo GPS para cães de busca e resgate
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está investindo em alta tecnologia para aprimorar as operações realizadas em parceria com cães de busca e resgate, conhecidos como binômios. O mais recente avanço é a aquisição de um moderno GPS acoplado a uma coleira rastreadora, equipado com o sistema InReach. Essa tecnologia permite a comunicação em áreas remotas, facilitando o monitoramento em tempo real da área varrida pelo cão e sua localização precisa durante as buscas.
O primeiro exemplar desse equipamento está em fase de testes com o cabo Jean Renato Vieira e sua cadela Ilha, integrantes do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM) em Florianópolis. Segundo o militar, o novo GPS trará mais segurança e eficiência para as operações. Com o GPS na coleira, é possível visualizar em tempo real a localização dos cães, proporcionando mais segurança e controle sobre a operação. Além disso, o equipamento oferece mais qualidade e precisão nas buscas, identificando a distância percorrida pelo cão e detectando alertas de vítimas.
Cinotecnia em Santa Catarina
A atividade de cinotecnia no CBMSC teve início em 2003, e foi aprimorada após o desastre climático no Vale do Itajaí em 2008. Atualmente, os treinamentos e o modelo de cinotecnia adotados pelo CBMSC são referências nacionais, com a presença integral dos cães na rotina dos bombeiros.
Tags: CBMSC, buscaEResgate
Fonte: cbm.sc.gov.br