Presidente da Câmara, Hugo Motta, esclarece que as providências cabíveis à Casa estão sendo tomadas em relação à deputada Carla Zambelli, presa na Itália, e condenada por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
Presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre a situação de Carla Zambelli
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu à prisão da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pela imprensa. Zambelli foi presa na Itália após deixar o país, com ordem de prisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Hugo Motta destacou que a Câmara não delibera sobre a prisão da parlamentar, mas somente sobre a perda de mandato, que está em andamento na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Condenação e consequências
Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto foram condenados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, com pena de R$ 2 milhões por danos coletivos. A parlamentar também enfrenta a perda do mandato devido à condenação em regime fechado acima de 120 dias, conforme a Constituição.
A tramitação do processo passará pela análise da CCJ e não pelo Conselho de Ética, com deliberação final do Plenário da Câmara.
Tags: CarlaZambelli, HugoMotta
Fonte: camara.leg.br