A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou a tramitação da PEC 1/2025 que reconhece as ações das guardas municipais como parte da segurança pública. Saiba mais sobre as mudanças propostas e os próximos passos.
Assembleia Legislativa de SC aprova tramitação da PEC sobre guardas municipais
O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2025, que reconhece as ações de segurança pública realizadas pelas guardas ou polícias municipais. A matéria volta agora para análise de mérito nas comissões permanentes.
De autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD) e subscrita por outros 15 parlamentares, a PEC teve sua admissibilidade aprovada por unanimidade, seguindo parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
As mudanças previstas permitem que o Estado firme convênios e colaborações técnicas entre as polícias Civil e Militar e as guardas municipais. Também autorizam apoio financeiro, administrativo e técnico às corporações municipais, incluindo formação, capacitação e aquisição de equipamentos.
Após a decisão do Plenário, a PEC seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Segurança Pública. Para ser aprovada em definitivo, a proposta precisa de, no mínimo, 24 votos favoráveis em dois turnos de votação.
Tags: Alesc, SegurancaPublica
Fonte: scempauta.com.br