Audiência da Comissão da Amazônia na Câmara dos Deputados aborda vulnerabilidade das florestas públicas não destinadas à grilagem e desmatamento.
Audiência da Comissão da Amazônia discute destinação das florestas públicas não destinadas
A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater a destinação das florestas públicas não destinadas no Brasil. O evento, agendado para esta quinta-feira (4) às 9 horas, no plenário 12, foi solicitado pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).
Segundo a parlamentar, as áreas não destinadas, que abrangem parte expressiva da Amazônia e outras regiões, estão vulneráveis à grilagem, à exploração ilegal de madeira e ao desmatamento, agravando a degradação ambiental e as emissões de gases de efeito estufa. Cerca de 30% do desmatamento anual da Amazônia ocorre nessas florestas, com aproximadamente metade relacionada à grilagem em terras públicas.
Célia Xakriabá destaca a necessidade de destinação clara para essas áreas, evitando registros fraudulentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e permitindo a atuação eficaz do poder público na proteção ambiental.
Pontos em discussão
Entre os tópicos a serem debatidos estão:
Fonte: camara.leg.br