Conselho de Ética da Câmara analisa processos contra deputados por condutas incompatíveis com o decoro parlamentar. Saiba mais sobre as acusações e decisões tomadas.
Conselho de Ética analisa processos contra os deputados Gilvan da Federal e André Janones
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (5) para analisar os processos contra o deputado André Janones (Avante-MG), por conduta considerada incompatível com o decoro parlamentar, e contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES), por procedimento incompatível com o decoro parlamentar. Veja a pauta da reunião.
André Janones: acusações e decisões
A representação contra Janones foi formalizada pela Mesa Diretora, com base em denúncia do Partido Liberal. Durante a sessão do Plenário do dia 9 de julho, o deputado proferiu ‘xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas’ contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
O mandato de Janones foi suspenso por três meses, sendo a Mesa Diretora argumentando que ‘a postura é incompatível com a dignidade do mandato e do próprio Parlamento, excedendo o direito à liberdade de expressão’. O pedido é pela suspensão do mandato por seis meses.
Gilvan da Federal: acusações e punições
A representação contra Gilvan da Federal foi apresentada em abril, acusando-o de abusar das prerrogativas parlamentares e cometer atos incompatíveis com a dignidade do mandato, ao ofender a deputada Gleisi Hoffman (PR).
O Conselho decidiu suspender o mandato do deputado por três meses, após ato incompatível com o decoro parlamentar. Nesta terça-feira, haverá também eleição do vice-presidente do Conselho de Ética, com a reunião agendada para as 15h30, no plenário 11. Da Redação – AC
Tags: ConselhoDeÉtica, DecoroParlamentar
Fonte: camara.leg.br