Conheça a história do Pinheiro Matusalém, a árvore mais antiga do mundo, que supera a idade das pirâmides do Egito. Descubra o segredo de sua longevidade e como é possível atingir milhares de anos de vida.
O segredo da longevidade
A idade das árvores é descoberta extraindo uma amostra cilíndrica do tronco para que os anéis possam ser contados. A espessura desses anéis, cada um representando um ano de vida da planta, pode revelar informações sobre os níveis anuais de precipitação de uma região, temperaturas e até erupções vulcânicas.
Descoberta do Pinheiro Matusalém
Um pinheiro bristlecone, espécie famosa por sua longevidade e capacidade de sobreviver em ambientes extremos, é considerado a árvore mais antiga do mundo. Batizado de Matusalém, o vegetal é reminiscente de tempos em que as pirâmides do Egito ainda não existiam.
A revelação tardia
Por décadas, os estudiosos acreditavam que as sequoias gigantes eram as árvores mais antigas do planeta. Entretanto, em 1953, um pesquisador identificou exemplares ainda mais velhos na Floresta Nacional de Inyo, na Califórnia. As informações são de O Globo.
O segredo do Pinheiro Matusalém
O Pinheiro Matusalém cresce lentamente, apenas 2,5 cm a cada 100 anos, resultando em madeira densa que oferece proteção contra insetos e podridão. O clima seco e o solo rochoso da região favorecem seu crescimento, impedindo a proliferação de outras plantas.
Fonte: Olhar Digital
Tags: PinheiroMatusalém, longevidade
Fonte: olhardigital.com.br