Audiência pública discute fraudes em repasses para entidades conveniadas ao INSS. Operação da PF e CGU revela desvios de até R$ 6,3 bilhões. Investigação destaca cobranças indevidas de mensalidades de aposentados e pensionistas.
Audiência sobre fraudes em repasses para entidades conveniadas ao INSS
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta terça-feira (29) para discutir as fraudes em repasses para entidades conveniadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação atende a um pedido do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e está marcada para as 14 horas, no plenário 11.
No último dia 23, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação em 13 estados e no Distrito Federal, desvendando fraudes no INSS que ocorreram entre 2019 e 2024, totalizando um montante de até R$ 6,3 bilhões. De acordo com as investigações, os envolvidos no esquema realizavam cobranças indevidas de mensalidades, que eram descontadas diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas. Aureo Ribeiro destaca que muitos segurados alegam desconhecimento das cobranças, algumas associações faziam os descontos sem autorização.
O parlamentar também chama atenção para o aumento expressivo nos valores repassados pelo INSS às entidades conveniadas, que mais que dobraram em um ano. Ele ressalta que esse crescimento só poderia ocorrer caso o número de associados das entidades tivesse aumentado consideravelmente.
Diante da gravidade das denúncias e do impacto financeiro significativo, tanto para os beneficiários quanto para os cofres públicos, a audiência destaca a necessidade urgente de uma investigação transparente e rigorosa.
Da Redação – MB
Fonte: camara.leg.br