Audiência promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Nacional da Libras, busca promover a inclusão e discutir desafios e políticas públicas para o uso efetivo da Libras na sociedade.
Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza audiência sobre a Língua Brasileira de Sinais
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (22), audiência pública em homenagem ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), comemorado em 24 de abril. O debate tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.
O presidente do colegiado, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), solicitou a realização do evento que será às 13 horas, no plenário 13, de forma interativa. Será uma oportunidade para discutir desafios e políticas públicas que garantam o uso efetivo de Libras na sociedade.
Valorização da Libras
A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida pela Lei 10.436/02 como um meio legal de comunicação e expressão. Segundo o parlamentar, sua valorização é fundamental para assegurar os direitos de cidadania das pessoas surdas, incluindo acesso à educação, saúde, trabalho e cultura.
Desafios e Oportunidades
Apesar dos esforços, ainda existem desafios como a falta de intérpretes qualificados, escassez de materiais em Libras e pouca implementação da língua em diversos setores. A audiência será uma oportunidade para identificar boas práticas e propor ações concretas visando atender às necessidades da comunidade surda.
Fonte: Da Redação – ND
Fonte: camara.leg.br