Astronauta Don Pettit, o mais velho em atividade na NASA, aterrissou na Terra aos 70 anos após passar sete meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Leia mais sobre a missão e o retorno do trio à Terra.
Retorno do astronauta mais velho da NASA à Terra
O astronauta Don Pettit, aos 70 anos, aterrissou na Terra neste domingo (20) após passar sete meses no espaço. Pettit, junto com seus colegas Alexei Ovchinin e Ivan Vagner, pousou na espaçonave Soyuz MS-26, encerrando uma longa missão na Estação Espacial Internacional (ISS).
O pouso ocorreu próximo à cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão. Antes de retornar, Pettit compartilhou suas reflexões sobre a experiência, projetando seus pensamentos em um futuro retorno da órbita de Marte à Terra.
O retorno do trio à Terra
O processo de retorno começou no sábado (19), com o desacoplamento da Soyuz MS-26 da ISS, seguido por uma viagem de cerca de duas horas e meia e uma reentrada segura na atmosfera terrestre antes do pouso seguro. Durante a missão, Ovchinin e Vagner realizaram experimentos científicos e conduziram uma caminhada espacial para instalar um espectrômetro de raios X no módulo Zvezda.
A nave Soyuz MS-26 completou 3.520 órbitas ao redor da Terra durante seus 220 dias no espaço. Esta foi a 72ª missão russa à ISS desde 2000 e a 155ª desde 1967, percorrendo 150,2 milhões de quilômetros.
Leia mais:
- Astronautas revelam rotina na ISS e descrevem o misterioso ‘cheiro do espaço’
- Rússia quer enviar cosmonautas à Lua e construir base lunar
- 10 coisas que os astronautas não podem fazer no espaço
O post Astronauta mais velho da NASA pousa na Terra foi publicado originalmente em Olhar Digital.
Fonte: olhardigital.com.br